O antropólogo e a tecnologia dos chips

PorAnônimo- Postado em 30 abril 2010

Aírton José Ruschel
Mestre em Antropologia
.
Antropologia é a ciência da humanidade ao examinar a vida humana e as variações das suas diferentes formas nos locais que são encontradas. Atualmente antropólogos também são formados para trabalhar em empresas inseridas globalmente, pesquisando modos de produção e consumo.
A fabricante de microprocessadores Intel mantém uma equipe de antropólogos para visitarem os diferentes países entrevistando as pessoas e "passando um tempo" em seus lares para pesquisar de que forma as pessoas usam a tecnologia. Os etnógrafos também questionam os gerentes de lojas de produtos eletrônicos para ver o que seus clientes desejam. Nos dias de hoje, eles afirmam que os clientes querem um cabo que conecte o seu computador ao seu aparelho de televisão.
Com as informações coletadas e organizadas pelos antropólogos, eles discutem com os engenheiros e ajudam na definição do lançamento de novos produtos e o seu impacto de uso nas diferente culturas mundiais.
Leia mais sobre o mercado de televisores na notícia do The Economist.
Entrevista do antropólogo da Intel Genevieve Bell Quando culturas formatam tecnologia.
Num contexto tão complexo como é o judiciário brasileiro, os antropólogos também podem pesquisar de que forma a mesma lei e os ritos processuais são aplicados nos diferentes subsistemas estaduais de justiça. Mesmo o uso da tecnologia e do novo processo digital no contexto do e-justiça não garantirá que os diferentes tipos sociais sejam processados de forma homogênea.