O ATENDIMENTO AO CIDADÃO VIA INTERNET


PorAnônimo- Postado em 28 abril 2010

14/04/2010
Daniel Annenberg
De São Paulo

Será que conseguimos chegar a um estágio em que, de fato, o cidadão não precisa mais ir até locais de atendimento ao cidadão em órgãos e entidades públicas para realizar aqueles serviços que temos necessidade de fazer vez por outra (como, por exemplo, emissão de uma nova carteira de identidade ou a renovação da carteira de motorista ou um boletim de ocorrência ou ainda a emissão de um atestado de antecedentes criminais)?

Da varrição de ruas ao atestado de antecedentes, são muitas as opções de quem se dispõe a usar a internet para se relacionar com o governo.

Comentário:
A implantação do governo eletrônico visa diversos benefícios para a sociedade, tais como a agilidade de atendimento aos serviços devido à menor burocracia, maior transparência por parte do governo, além da aproximação deste com o cidadão, dentre outros.

No entanto, essa é uma realidade ainda distante para a maior parte da população brasileira, torna-se complicado falar em maior participação democrática através do governo eletrônico, quando ainda 23 milhões de brasileiros vivem na pobreza extrema e somente 20% da população brasileira possui computador em sua residência.

Porém, a ideia do governo eletrônico é positiva e já está sendo colocada em prática, gerando bons resultados, mas ainda falta muito para que ela realmente melhore a democracia e a transparência neste país. Não podemos esquecer também que para que seus objetivos sejam verdadeiramente alcançados, é necessário em primeiro lugar uma grande política social que a torne acessível a todos, além disso, como o governo eletrônico visa a transparência, há outra batalha a ser travada contra certos interesses particulares, pois, como bem sabemos, honestidade não é um dos maiores destaques de nossa política pública.