Por causa do trânsito, empresa quer funcioários trabalhando em casa em São Paulo


PorAnônimo- Postado em 09 setembro 2009

Resumo:
Há quem tenha encontrado uma forma de fugir dos congestionamentos de São Paulo: simplesmente não os enfrenta mais. Por iniciativa própria ou incentivados pelas empresas, muitos paulistanos têm optado por trabalhar em casa.
Pesquisa realizada neste ano pela ONG Market Analysis, com 345 trabalhadores em nove capitais, incluindo São Paulo, mostra que o serviço virtual já é adotado por 23% dos funcionários do setor privado. As microempresas são as que mais se utilizam do teletrabalho. Já são 10,6 milhões de teletrabalhadores no País - em 2001, eram apenas 500 mil. E isso também resulta em produtividade. Segundo um estudo da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a cidade perde por ano R$ 4,1 bilhões com congestionamentos e o paulistano poderia converter em renda 30% do tempo que perde para se deslocar até o escritório.
Pelo menos cinco empresas com sede na capital investem em teletrabalho. Entre elas está a IBM. Há cinco anos, a multinacional passou a estimular os funcionários a trabalhar em casa.

Comentário:
O teletrabalho vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Muitas vezes ele serve como uma alternativa aos problemas enfrentados nas grandes cidades tais como a falta de infraestrutura e, como a própria notícia evidencia, os congestionamentos.
São Paulo é a cidade brasileira que mais sofre com o trânsito. Nesse cenário, o teletrabalho surge como uma solução inovadora e que pode converter 30% do tempo que o paulistano perde para se deslocar até o escritório, em renda. Além disso, se essa iniciativa obtivesse mais adeptos, o benefício para a cidade em geral seria imenso. Com a diminuição do congestionamento – que já é uma benfeitoria em si – a qualidade de vida das pessoas melhoraria muito e em conseqüência disso, a produtividade no trabalho também.
O teletrabalho aparece, assim, não somente como advindo da tecnologia, mas também como solução a problemas trazidos por ela.

REFERÊNCIA: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL585701-5605,00-POR+CAUSA+DO+TRANSITO+EMPRESA+QUER+FUNCIONARIOS+TRABALHANDO+EM+CASA+EM+SP.html
ACADÊMICA: BRUNA FERNANDES NIEHUES