Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
CAMPOS, Carolina

Texto extraído da Internet, no endereço http://www.unifor.br/notitia/file/2517.pdf, em 17/09/2009.

Este trabalho divide-se em três partes, todas vinculadas ao direito das crianças à educação e
expressão artísticas. O objetivo é divulgar este direito. A primeira parte tem um prisma jurídico, ou seja,
como as convenções internacionais, a Constituição Federal e as leis abordam este tema. A segunda,
um ponto de vista eminentemente antropológico, sociológico e pedagógico, sempre na perspectiva
dos direitos humanos. A terceira, de cunho descritivo, apresenta ações levadas pela Fundação Art
and Life / Arte e Vida, a organização não governamental ? ONG especializada em oficinas de artes
plásticas para crianças em todo mundo. A arte é um patrimônio. A postura defendida é de distribuição
justa de riquezas, inclusive as do tesouro artístico-cultural-educacional e da democratização dos
conhecimentos. Conclui-se que criar, expressar-se, interagir e conviver, a arte também ensina. A
arte, dessa forma, antecede a vida, porque a gera (antecede em sua acepção, não cronológica, mas
lógica). A arte a transforma de mera sobrevivência em vida. Além disso, há a confirmação empírica da
importância desse conhecimento e vivência, mediante experiências com oficinas de arte, porque os
resultados encorajam e reforçam a convicção de que o acesso a este direito deve ser expandido.

AnexoTamanho
32420-39145-1-PB.pdf418.96 KB