Consciência e Educação Ambiental: Um quase experimento no curso de Direito da UFSC


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
FERRACINI, Myrtha Wandersleben

Sendo a educação ambiental obrigatória em todos os níveis e
modalidades do processo educativo, em caráter forma e não-formal, a presente
dissertação questiona se há a efetividade dessa educação nos alunos do curso de
Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Sabe-se que a degradação do
meio ambiente é um mal real, com conseqüências irreversíveis, e se atitudes não
forem tomadas, em caráter de urgência, a situação se agravará mais às presentes e
futuras gerações. Por isso, a educação ambiental é papel fundamental na mudança
de pensamento e comportamento das pessoas. Educação esta que serve como um
importante instrumento na edificação da consciência ambiental; na construção da
nova cidadania ambiental e planetária. Uma nova cidadania que compreende
cidadãos terrestres, preocupados não somente por lutas e conquistas de direitos
individuais, mas coletivos, sustentando uma visão unificadora do planeta e de uma
sociedade mundial. Sendo assim, a dissertação em anotação foi desenvolvida, além
da pesquisa bibliográfica, empírica, na modalidade de quase-experimento, para
verificar se a educação ambiental em discussão, na sua modalidade formal, está
inserida no curso de Direito da UFSC. Assinala-se que foram aplicados
questionários com questões que, em uma primeira etapa, envolvem a opinião a
respeito da situação do meio ambiente, e outra, que aborda o comportamento dos
alunos testados, sobre esse meio ambiente.

AnexoTamanho
33913-44586-1-PB.pdf1.31 MB