EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
JACOBI, Pedro

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do
meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos
sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como
uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o
envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade
universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma
educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela
deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve
buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo
como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua
degradação é o ser humano.

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