Educação e exclusão no Brasil


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
HADDAD, Sergio

Texto retirado da Internet, no endereço http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/sergio_haddad_educacao_exclusao..., em 27/05/2009

Há dois consensos que podem ser encontrados em qualquer parte deste país e entre qualquer
grupo social: a grande importância da educação para a construção de uma sociedade justa,
democrática e sustentável; e a insuficiência do sistema público de ensino em garantir, com
quantidade e qualidade, este direito.
O tema da educação ganhou visibilidade por motivações diversas: por ser um direito humano,
por ser base para o crescimento econômico, por auxiliar na conquista de outros direitos, por
melhorar a distribuição de renda, por permitir alcançar melhores empregos e tantas outras.
Todas são motivações reais, mas apenas em parte. A educação, por si só, tem suas limitações.
Um exemplo: não há, na história da humanidade, um país cuja população tenha conquistado
escolaridade básica de qualidade sem intensa melhoria nas suas condições de vida.
Portanto, não há milagre a ser feito em países com forte concentração de renda e com enorme
parcela da população em condições de pobreza, como é o caso do Brasil1. Não se trata de
saber quem veio antes, o ovo ou a galinha. Trata-se de afirmar que um depende do outro: só
haverá democracia educacional se houver democracia social.

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