EDUCAR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UM DIREITO A SER EXERCIDO E UM DEVER A SER EXIGIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PoreGov- Postado em 04 março 2011

CECÍLIO, Maria Aparecida
MONTEIRO, Isabel Cristina de Oliveira
OLIVEIRA, Célia Regina de
PUERTAS, Claudinéia Martin

Texto retirado da Internet, no endereço http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/a..., em 04/06/2009

O presente trabalho tem como finalidade destacar a importância de educar para o exercício da cidadania desde a educação infantil. O desejo de fazer um estudo teórico sobre o tema ?a preparação para o exercício da cidadania na Educação Infantil?, foi desencadeado a partir da observação em uma instituição de Educação Infantil Pública, ação possibilitada pelo estágio supervisionado no quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Com base em artigos, leis e documentos, foi possível perceber como elemento principal e, intrínseco ao seu funcionamento, a função de guardiã das crianças que a freqüentam, deixando, de respeitar alguns dos demais direitos assegurados pela legislação brasileira, que reconhece como umas das finalidades da educação: o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania, ou seja, como cidadãos com o direito ao atendimento de suas necessidades específicas de desenvolvimento. Assim, este trabalho tem por objetivo principal proporcionar reflexões acerca da necessidade de ações práticas que integrem a conscientizarão das crianças, de seus direitos e deveres na sociedade que estão inseridos. Para tanto apresentamos breves considerações a respeito da realidade, da legislação e necessidades de implementações no que se refere a preparação para o exercício da cidadania na educação infantil pré-escolar, entendendo contribuir para reflexionamentos a respeito da necessidade do resgate e formação dos valores e normas individuais e coletivas na pré-escola.

AnexoTamanho
31202-34583-1-PB.pdf0 bytes