A INFLUÊNCIA DO PARADIGMA DOGMÁTICO DA CIÊNCIA DO DIREITO NA FORMAÇÃO DO JURISTA.


PoreGov- Postado em 03 março 2011

Autores: 
DIAS, Evander

A reprodução, pelo ensino jurídico brasileiro, do paradigma dogmático da ciência
do Direito tem influenciado negativamente a formação do jurista, haja vista a
redução do conhecimento ao conjunto normativo, enfatizando-se apenas os
aspectos formais das leis e suas interpretações. Este ensino dogmático interessa
sobremaneira à classe dominante, pois os discentes oriundos deste aprendizado
geralmente são apáticos, sem senso crítico, alheios aos problemas sociais, e
totalmente inertes as mudanças de poder, tornando-se desta maneira passíveis de
alienação pelo sistema capitalista, servindo como peça fundamental para mantê-lo
e reproduzi-lo. Para ruptura deste paradigma, a metodologia do ensino jurídico
tem papel fundamental, mais precisamente através da atuação do professor
universitário, grande responsável por tornar a busca pelo conhecimento prazerosa
e, ainda despertar no aluno o verdadeiro significado da prática educativa
juntamente com a real importância do jurista na efetivação da justiça

AnexoTamanho
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