Direito e inclusão da pessoa com deficiência: uma análise orientada pela Teoria do Reconhecimento Social de Axel Honneth

PorRoger Lamin- Postado em 08 dezembro 2017

Mariana Moron Saes Braga
Aluisio Almeida Schumacher

Resumo:

A legislação que fundamenta a inclusão da pessoa com deficiência na escola e na empresa vigora desde o final dos anos 1980. Devido à obrigatoriedade, pessoas com deficiência têm sido matriculadas nas escolas e contratadas por empresas. Esta pesquisa analisa tal processo de inclusão, sob a ótica da teoria do reconhecimento social de Honneth. Com base em seu conceito tridimensional de reconhecimento, mostramos, inicialmente, que a inclusão compreende dois processos articulados: individuação e inclusão. Em seguida, realizamos um estudo da legislação, finalidades e estratégias de consecução, mostrando que a perspectiva adotada permite interpretar a lei de modo mais generoso, desfazendo um equívoco positivista derivado de uma redação imprecisa. Por fim, desenvolvemos algumas considerações acerca da condição de escolas e empresas implementarem a legislação de maneira a efetivar a inclusão/individuação.

Palavras-chave: Inclusão, Legislação, Deficiência, Reconhecimento Social, Teoria Crítica.

AnexoTamanho
direito_e_inclusao_da_pessoa_com_deficiencia_uma_analise_orientada_pela_teoria_do_reconhecimento_social_de_axel_honneth.pdf311.74 KB