Importância dos recursos tecnológicos na sociedade contemporânea

Porfernando vieira- Postado em 18 outubro 2012

Importância dos recursos tecnológicos na sociedade contemporânea

O desenvolvimento tecnológico acarretou inúmeras transformações na sociedade contemporânea, principalmente nas duas ultimas décadas. Hoje são possíveis realizações que, há pouco mais de 40 anos, faziam parte apenas do mundo da ficção – viagens espaciais, discagens telefônicas entre continentes, retiradas de dinheiro fora do horário bancário, pagamentos eletrônicos, sofisticados exames clínicos, robôs que constroem outras máquinas, etc.

A sociedade, de modo geral, está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação da televisão, utilizar o telefone, tomar um refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compras no supermercado, viajar de ônibus, trem ou avião são usos da tecnologia que fazem parte do cotidiano. Ou seja, a sociedade usufrui de tecnologia, na medida em que a realização dessas atividades pressupõe a presença de recursos tecnológicos em algum estágio do processo: na produção d mercado editorial, na produção da mídia audiovisual, no sistema de telecomunicações, nas transações comerciais ou na produção de produtos de consumo.

Cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversosrecursos tecnológicos para produzir processos comunicativos, utilizando-se diferentes códigos de significação (novas maneiras de se expressar e de se relacionar). Além dos meios gráficos, inúmeros meios audiovisuais e multimídia disponibilizam dados e informações, permitindo novas formas de comunicação.

No entanto a Escola não esta preparada para esta nova era tecnológica. Os professores não estão atualizados. É preciso que haja cursos de capacitação profissional de forma bastante pratica e objetiva e num curto espaço de tempo, é necessário também que o professor esteja disposto a penetrar neste novo mundo, pois para ser um bom profissional e imprescindível que se tenha amor pela profissão, é preciso estar apaixonado. Esses cursos de capacitação devem ter uma roupagem de ensinar o profissional a fazer, por exemplo, montagem de atividades utilizando toda a tecnologia disponível na escola em que leciona.

Caso isso não aconteça será realmente complicado acompanhar os alunos pois estes já nasceram nesta nova era, tudo para eles é normal, é comum, eles conseguem acompanhar as rápidas mudanças de forma bastante natural e com isso perdem todo o interesse pela escola, pois lá não haverá nada de novo, é preciso que os profissionais em Educação sejam sempre homens do presente.

Ver também: