Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima: estudo etnográfico em comunidades de prática jurídica


PorRoger Lamin- Postado em 08 dezembro 2017

Autores: 
Márcia Adriana Dias Kraemer

RESUMO

   Este estudo apresenta uma reflexão acerca das práticas de letramento acadêmico/científico em contextos específicos, delimitando o escopo, em particular, na participação periférica legítima de aprendizes nas práticas concretas de especialistas em um escritório de prática jurídica de um curso de Direito. No âmbito teórico, de perspectiva multidisciplinar, associamos, dentre outras, a Teoria Sócio-Cultural, no tocante à atividade social na aprendizagem da linguagem e desta na formação de conceitos, relacionando-a ao construto da perspectiva sociológica da linguagem, de cunho bakhtiniano, sobre o aspecto heterogêneo, dialógico e intertextual dos enunciados. A pesquisa busca compreender o processo de construção do conhecimento no contexto disciplinar do âmbito jurídico, expondo um recorte da geração de dados a partir de uma entrevista com discentes e com a coordenação do laboratório delimitado. Explicitamos a situação de produção de textos do entorno e a percepção desses partícipes em relação a essa prática social.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento acadêmico; Participação periférica legítima; Comunidades de prática jurídica

ABSTRACT

   This study discusses the practices of academic/scientific literacy in specific contexts, in which the focus is on the legitimate peripheral participation of learners in concrete practices of specialists in an office of legal practice in a Law School. At the theoretical level, from a multidisciplinary perspective, we associate several theories, such as the Socio-Cultural theory, regarding the social activity in the learning of a language and how such theory helps in the formation of concepts. We relate it to the construct of the language sociological perspective, from Bakhtin, on the heterogeneous, dialogical and intertextual aspect of the utterances. The research seeks to understand the process of knowledge construction in legal disciplinary contexts, presenting a clipping of data production from an interview with students as well as the legal laboratory coordinators. We present the background of text production and the perception of these participants regarding this social practice.

KEYWORDS: Academic Literacy; Legitimate Peripheral Participation; Legal Practice Communities 

AnexoTamanho
letramento_academico_cientifico_e_participacao_periferica_legitima_estudo_etnografico_em_comunidades_de_pratica_juridica.pdf238.63 KB